Páginas

Curativo com Sulfadiazina de Prata

sexta-feira, 18 de março de 2011

genericoG A perda da integridade da pele e o desequilíbrio na regulação do pH cutâneo facilitam a colonização da ferida por microorganismos caracterizando assim uma pessoa que sofre queimadura imunossuprimida. A microbiota da residente da pele pode ser eliminada a depender do agente causador da queimadura que segundo RAGONHA AC et al dando espaço a agentes patológicos como: S. aureus, S. epidermidis, S. coagulase negativo, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Enterobacter cloacae, Acinetobacter ssp, Enterococcus faecalis, Klebsiella sp, além de Candida albicans e Aspergillus entre os fungos.

 

O tratamento das lesões por queimadura é um grande desafio, principalmente pelo potencial elevado de desenvolver infecção. A sulfadiazina de prata a 1% representa um dos recursos amplamente utilizado, pois largo espectro de ação antimicrobiana e aplicação indolor fez com que ela rapidamente torna-se a droga de escolha no tratamento de queimaduras

 

 

  • Mecanismo de ação

 

A sulfadiazina de prata confere características bactericidas imediatas e bacteriostáticas residuais, provoca precipitação protéica e age diretamente na membrana citoplasmática bacteriana promovendo o enfraquecimento e rompimento da célula bacteriana. Ela possui reação lenta com com cloreto e com os componentes protéicos dos tecidos evitando assim rápida depleção de íon cloreto como ocorre no uso de nitrato de prata minimizando os distúrbios eletrolíticos.

 

 

  • Modo de usar no curativo


- Lavar a ferida com SF 0,9%;


- Limpar e remover excesso de creme e tecido desvitalizado, se necessário;


- Aplicar o creme assepticamente por toda extensão da lesão (+/- 5 mm de espessura);


- Colocar gaze de contato úmida;


- Cobrir com cobertura secundária estéril.

 

A troca deve ser feita a cada 24h ou quando a cobertura secundaria estiver saturada de exsudato sendo retirada a pomada ainda presente. O curativo também pode ser feito de forma aberta facilitando a observação do curativo de forma contante, mas a oclusiva tem, segundo RAGONHA AC, como vantagem diminuir a perda de calor e fluidos por evaporação pela superfície da ferida, além de auxiliar no debridamento dessa e absorção do exsudato presente, sobretudo na fase inflamatória da cicatrização.

 

Fontes:

34 comentários

Anônimo disse...

Só mesmo uma pessoa de bom coração pra expor tantos materias excelentes a seus concorrentes.Parabéns pela iniciativa.OBRIGADA.

Lucas Queiroz disse...

Disponha...

Anônimo disse...

adorei a dica, foi muito útil e gostei do comentário acima rsrs

fernanda mendes disse...

obrigadaaa!! gostaria de me contactar com pessoas que estudam ou que são formadas para trocar troca de experiencia moro na italia e faço enfermagem skype: fernanda.mendes10

Lurdes Costa disse...

gostei da informação acima, mas gostaria de saber porque ja tem 12 dias que me queimei, e ate hoje sinto muita dor, e não posso nem ficar em pe, ja sinto dor nas costas de tanto tempo deitada. foi retirada toda a pele da queimadura e agora eu sinto muita dor. por favor me ajudem.

Lucas Queiroz disse...

@Lurdes, para tentar te informar preciso saber: em que local foi a queimadura e como ocorreu? Quem fez a retirada do tecido queimado? Mas vou adiantando que como você está com queixas o mais recomendável é procurar uma unidade de saúde mais próxima para acompanhar seu caso, pois nada na internet substitui um acompanhamento presencial por um profissional qualificado.

Jailton silva disse...

estou tratando uma escara e já percebe uma grande diferença. Graças á DEUS por isso...

Morador disse...

Vou comprar hoje e ver se melhora! Me disseram que queimadura não se passa nada, só lavar com agua corrente, mas ta brabo...

Lucas Queiroz disse...

@morador, essa indicação de lavar com agua corrente é apenas para diminuir a temperatura da região e retirar alguma sujidade, porem tal procedimento é indicado antes de se encaminhar a um serviço de saúde. Sugiro que procure alguma unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada por um profissional de saúde.

Melhoras.

Anônimo disse...

Bom dia gostaria de saber se aa sulfadiazina de prata auxilia no tto de uma ferida pos operatoria de protese total de joelho para promover um debridamento.

Grata


Mikelina

Marrise Calil disse...

Olá tenho um filho de 4 anos e hoje ele queimou a mão dentro de um prato de brigadeiro que havia sido retirado a pouco tempo do fogo,o que faço ele grita de dor,não sei se é dor ou manha... coloquei a mão dele debaixo de agua fria e logo após passei Sulfadiazina de prata fiz a coisa certa? me ajude por favor!!!
Marrise Calil

Anônimo disse...

Eu nem sei para que pedem para deixar algum comentário,para responderem no proxímo ano... afff....

Lucas Queiroz disse...

@Marrise se você seguiu os procedimentos descritos na postagem e fez cobertura com gaze de contato úmido além de uma cobertura secundaria fez o certo. Porém é necessário procurar uma unidade de saúde para que o profissional avalie a queimadura quanto a extensão, profundidade e tomar as medidas cabíveis ao caso do seu filho.

Obrigado por comentar e melhoras ao seu filho.

Lucas Queiroz disse...

@anonimo, como pode ver todas as minhas respostas são dadas no mesmo dia que recebo, porém me desculpe se não respondo no mesmo minuto que recebo elas, caso não tenha percebido tenho outras obrigações no meu cotidiano.

Passar bem.

Juliana Madalena Melo disse...

oi! me queimei faz 4 dias com água quente e formou uma bolha. Hoje (4º dia) resolvi ir no posto de saúde porque não aguentava mais aquela bolha gigante no meu pé, me impedindo de usar calçados, etc.
Lá no posto de saúde as enfermeiras retiraram a bolha, limparam e fizeram curativo com a pomada sulfadiazina de prata. Acontece que depois da retirada da bolha, eu tenho sentido dor quando piso no chão. Passei o dia deitada. Vai ser assim por muito tempo? Essa pomada é rápida pra curar? A tendência é eu começar a sentir dor? Sei que são perguntas difíceis de precisar, pois depende de cada organismo, mas peço uma ajudinha porque estou bem incomodada com essa situação.
Obrigada.

Lucas Queiroz disse...

@Juliana, esse incomodo é normal, visto que ao retirar a bolha a camada de pele mais sensível (mais irrigada por mais nervos) fica mais exposta e com a fricção de andar a dor aumenta. Se você fizer a troca do curativo como foi orientado e manter repouso logo logo estará 100%, estas duas ações são as mais importantes na recuperação. Melhoras!

carla disse...

por favor mim dê uma orientação tô passando a pomada sulfadiazina de prata e lavando com soro fisiologico no local da queimadura que foi minha batata da perna no motor da moto só que tá saindo uma aguinha ainda um pouco amarela a dor ate passou mais tô preocupada com isso é normal durante a cicatrização foi de 2 grau

Lucas Queiroz disse...

@Carla Partindo da ideia de que você já procurou um serviço de saúde onde lhe passaram as orientações tenho a dizer que esse liquido amarelo pode indicar que a feriada esteja infectada, com isso o uso da sulfadiazina é adequado. Quanto a ser normal ou não dependerá há quanto tempo ocorreu a queimadura, mas seguindo a maneira de se fazer o curativo e as recomendações dessa postagem de fazer a troca do curativo a cada 24 horas ou quando o curativo estiver muito molhado você provavelmente observará melhora acentuada ao decorrer dos dias, caso contrario seria indicado procurar um serviço de saúde.

Melhoras.

carla disse...

obg por sua resposta valeu mesmo !!! com relação ao tempo vai fazer 15 dias !!

Anônimo disse...

Oie Lucas eu to usando um creme de clareamento no entanto esqueci que não poderia dai depilei o buço com cera e ai deu de queimar no local saiu e ficou bem fino em algumas areas isso tem um dia foi ontem 20/03 e hoje que comprei a pomada sulfadiazina de prata como devo aplica-la ? E corro o risco de ficar com a mancha no rosto ?

Obrigada ..

Adriana

Lucas Queiroz disse...

@Adriana

Normalmente a sulfadiazina de prata é usada em queimaduras onde já existe uma infecção. Pelo que você descreveu a queimadura é de 1º grau, então provavelmente não ficara manchas no rosto. Indico você evitar exposição solar e procurar um profissional para avaliar pessoalmente.

Anônimo disse...

ola ..tive uma queimadura aparentemente de primeiro grau , com vermelhidao e ardencia sem bolhas .foi na barriga proximo ao umbigo. lavei o local. devo passar sulfadiazina de prata em gaze ou nao ? que procedimentos devo fazer ?

Anônimo disse...

Oiie,Meu Pai Tem Diabetes e Apareceu um.machucado embaixo do pé dele,ele já amputou a metade de um pé e estamos com medo de acontecer o mesmo no outro pé,falaram pra eu comprar a Sulfadiazina de prata 1% que serveria é Verdade?? Me ajuda por favor pois a medica dele só poderá atende-lo na Segunda-feira...Obg

Lucas Queiroz disse...

@Anônimo aconselho a você procurar uma unidade de pronto atendimento(PA), já que você informou que só poderá ter consulta segunda.

Enquanto isso você pode limpar o local com soro fisiológico (ou água limpa) com sabão pelo menos 1x ao dia ou quando houver secreção, assim você mantém a o local limpo. Outra coisa é evitar usar merthiolate, mercúrio ou coisa similar, isso dificulta avaliar a ferida.

Abrçs.

Anônimo disse...

Ontem queimei meu pescoço com doce quente,na hora da fervura ele salpicou o doce e acertou meu pescoço, na agonia da dor lavei combastante e água e usei uma pomada que tinha em casa PARAQUEIMOL, a dor passou mas meu pescoço está com uma parte vermelha, outra com bolhas e uma parte com sem o tecido.Procedir certo ou ainda devo procurar uma unidade de saúde?

anonimo disse...

queimei no asfalto meu braço e barriga por conta de um acidente automobilistico. está no 4º dia e arde demais o que faço para minimizar?
eu havia passado sulf de prata e coberto com gaze umida em soro fisiologico. hoje está ARDENDO TANTO que estou chorando de dor.
mea ajude

Anônimo disse...

lucas, bom dia! me queimei ontem a noite com uma forma que estava no forno a 250°, fiquei com a mão na água corrente e após coloquei a mão num copo com a água, porém não aguantava de dor e fiu ao P.S. a médica avalioiu queimadura de 2° grau e fizeram curativo com sulfa, tomei medicamento na veia para dor, indicaram que hj poderia tirar o curativo e não passar mais nada, assim fiz agora na manhã tirei, porém aparece uma bolha larga mas baixa em três dedos. Devo então continuar com o curativo no meu caso, para uma melhora mais rápida? senti muita dor ontem e não quero q ela volte a doer como antes. Obrigada pela ajuda

Anônimo disse...

gostaria de saber se alginato de calcio com prata e o mesmo que sufadiazina de prata, sera o mesmo produto? tenho ulcera venosa, me disseram que curativo de prata e bom, mas a minha duvida e se e o mesma composiçao.

Anônimo disse...

parabéns pela postagem, muito útil mesmo.
Mas poderia me tirar uma dúvida?
estou tratando uma ferida no joelho, que é uma escoriação decorrente de uma queda, usando sulfadiazina de prata, já há 5 dias; gostaria de saber se o curativo oclusivo retarda a cicatrização, ou isso não interfere.
Agora no fim de semana estou deixando o curativo aberto, mas durante a semana tenho que cobrir com gaze/atadura, para poder vestir a calça.
grato
Marcelo

Lucas Queiroz disse...

@Marcelo, o curativo oclusivo não retarda a cicatrização, normalmente ele é indicado em ferimentos com secreção, em regiões que possa haver contato com substâncias contaminadas ou ferimentos que necessitam máxima proteção contra infecção, como por exemplo, cirurgias.

Anônimo disse...

boa tarde Lucas
Muito grato pela resposta, ajudou muito.
att
Marcelo

Anônimo disse...

sou alergica a sulfadiazina mas meus pes estao muito rachados ai comecei a passar a pomada ta melhorando muito tem algum pobrema

Lucas Queiroz disse...

@Anônimo Pomada de sulfadiazina de de prata?

Marcia disse...

Ola Lucas. Meu bb ta com assaduras, posso usar sulfadiazina de prata para aliviar um pouco? Obrigada desde ja.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010