Páginas

Obesidade causada por vírus

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Obesidade Parte dos casos de obesidade infantil pode ter uma origem infecciosa, segundo estudo publicado na edição online da revista científica Pediatrics nesta segunda-feira. De acordo com a descoberta, crianças expostas a um tipo específico de adenovírus – conhecido por causar infecções respiratórias e gastrointestinais – têm mais chance de se tornarem obesas.


A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, estudou a presença de anticorpos específicos para adenovírus 36, ligados anteriormente ao excesso de peso. No total, foram analisadas 124 crianças, com idades entre 8 e 18 anos. Os resultados mostraram que esses anticorpos foram encontrados em 19 crianças e a maioria delas (78%) era obesa.


Os pesquisadores constataram ainda que esse anticorpo era mais comum em crianças obesas: 15 das 67 com excesso de peso eram positivas para esse vírus, em comparação com aquelas que tinham o peso normal – quatro das 57. De acordo com o estudo, os voluntários com esses anticorpos tinham 22 quilos a mais do que aquelas que apresentaram exame negativo.


“Excesso de peso é uma preocupação para se ter em qualquer idade, mas principalmente para as crianças”, disse Jeffrey B. Schwimmer, diretor do setor de Peso e Bem-Estar do Rady Children's Hospital , em San Diego. “Obesidade pode ser um marcador para problemas de saúde no futuro, como doenças cardíacas e diabetes”, completou.

 

Ele acredita que a descoberta pode mudar a forma como as pessoas encaram o excesso de peso. “Muitas pessoas acreditam que a obesidade ocorre por culpa da própria pessoa, dos pais ou da família. Esse trabalho ajuda a mostrar que o peso corporal é mais complicado do que se acredita. Os dados adicionam mais uma evidência de que uma infecção pode ser a causa ou contribui para a obesidade”, afirmou.

 

Conheça mais sobre o câncer: Portal de Oncologia Português

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010