Páginas

Imunidade – Princípios gerais

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Linfocitos B e T A principal função do sistema imunológico é prevenir ou limitar a infecção causada por microorganismos. A primeira linha de defesa contra esses microorganismos é a pele intacta e as membranas mucosas. Se os micróbios passarem por estás duas barreiras entrará em ação o ramo inato para destruir os invasores, a habilidade do ramo inato não é especifica, ou seja, podem destruir diferentes tipos de ameaças, vale também salientar que a ação do ramo inato pode ser imediata, pois os componentes desse ramo já são pré-formados.

Uma proteção altamente especifica é fornecida pelo ramo adquirido (adaptativo) do sistema imune, mas leva vários dias para se tornar completamente funcional. Os principais componentes do ramo inato e adquirido (específico) são:

O ramo da imunidade por células consistes principalmente nos linfócitos T (auxiliares e citotóxicos), enquanto o mediado por anticorpos (humoral) consiste em linfócitos B e células plasmáticas.

Basicamente, as principais funções dos anticorpos são:

  • Neutralizar toxinas e vírus;
  • Tornar as bactérias mais susceptíveis a fagocitose por meio de opsonização de bactérias;

Enquanto os anticorpos ficam responsáveis por essas funções a imunidade mediada por células inibe organismos como fungos, parasitas etc. além de matar células tumorais ou infectadas por vírus.

Algumas características em comum nas respostas mediadas tanto por células como anticorpos são a diversidade marcante, pois responde a vários antígenos; possuem longa memória, por causa da produção de linfócitos T e B, e refinada especificidade.

  • Especificidade da resposta imune

A imunidade mediada por células e anticorpos é extremamente especifica ao organismo invasor, sendo que o processo pelo qual esse tipo de defesa do hospedeiro é originada pode se resumir em três ações:

  1. Reconhecimentos: Do organismo estranho por células especificas do sistema imunológico;
  2. Ativação: Das células do sistema imunológico à produção de uma resposta especifica (anticorpo);
  3. Resposta: Identifica o organismo para sua destruição.

Essas três ações tornam-se essenciais para um processo de defesa eficiente fazendo assim garantir a principal função do sistema imune: prevenir ou limitar a infecção causada por microorganismos.




2 comentários

Anônimo disse...

Bom, como eu costumo puxar a descarga depois que eu utilizo o banheiro, vou deixar um recado. :)
Gostei muito do site, é tudo bem explicado e fácil de entender. Legal.
Me ajudou muito na realização do trabalho da faculdade.
Obrigada. ^^

Anônimo disse...

O conteúdo é excelente, bem explicado. Gostei muito.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010