Páginas

Vírus: Caracterização e Origem

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O vírus pode ser caracterizado como um parasita intracelular obrigatório, cujo genoma é constituído por um só tipo de ácido nucleico e que utiliza os sistemas enzimáticos celulares para a síntese de elementos especializados que fazem parte da sua estrutura.

 

Obs: O parasitismo do vírus é causado pela penúria genética, característica também responsável por estrutura polimérica.

Vírus IlustraçãoSão ainda características dos vírus a pequena dimensão, a natureza particulada, a especificidade e a plasticidade. Essas duas ultimas referem-se a composição química bem definida, capaz de determinar as repostas imunológicas inidentificáveis e a possibilidade do vírus sofrer alterações antígenas durante a passagem de um hospedeiro para o outro.

 

Quanto a origem dos vírus, parece haver consenso em que estes não representariam a forma evolutiva mais primitiva, já que são parasitas intracelulares obrigatórios. Há algumas teorias que tentam explicar a origem dos vírus.

 

  • Teoria da evolução retrógrada

 

Segundo ela, os vírus seriam parasitas intracelulares que teriam perdido a autonomia metabólica, mantendo apenas uma bagagem genética para sua identificação e multiplicação.

 

  • Teoria da origem celular

Essa afirma que os vírus seriam como plasmídeos (O que é plasmídeo?) ou RNAm que por processos teriam adquiridos envoltórios protéicos, tornando-se independentes.

 

Ao observar essas duas teorias vale ressaltar que a teoria da evolução retrograda não explica a ausência de formar evolutivas intermediaras e a teoria da origem celular deixa falha a explicação do mecanismo de independência de RNAm e a existência de viróides.

5 comentários

Anônimo disse...

Eu caguei e puxei a descarga, he!

As informações me ajudaram bastante!
Muito bom!

Anônimo disse...

Gostei das informações!

Anônimo disse...

para de falar merda.,, fica calado
MTO BOM, OBRIGADO

Anônimo disse...

oii,sou universitaria de enfermagem,visitei o site mas acho q falta mais informaçoes...beijoss

Lucas Queiroz disse...

@Anônima, obrigado pela participação, estamos sempre tentando melhorar o conteúdo, porém ressalto que as postagens so servem para acrescentar ou fixar algum conhecimento adquirido através de uma leitura pregressa do conteúdo em livro.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010