Páginas

Uma década de Projeto Genoma Humano

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Projeto Genoma Humano, um esforço internacional para mapear e determinar as sequências que compõem o DNA humano, irá completar 10 anos amanhã. “O projeto teve como objetivo identificar nossas características genéticas, saber quantos genes temos e o que cada um faz ou deixa de fazer. O sequenciamento genético foi apresentado no dia 20 de junho de 2000”, conta o médico geneticista e presidente da Sociedade Brasileira de Genética, Salmo Raskin.



O principal benefício do projeto, segundo o médico, foi o grande avanço na capacidade de diagnóstico de 7 mil doenças consideradas raras, causadas por um único gene.


Entretanto, foram considerados frustrantes os poucos avanços obtidos em relação a doenças genéticas comuns, causadas por problemas em vários genes, como diabetes, câncer, obesidade e hipertensão arterial.



“Em função do projeto, hoje é possível, por exemplo, detectar se uma pessoa tem predisposição a ter filhos com doenças genéticas. Além disso, estão começando a aparecer uma série de remédios novos baseados no estudo”, afirma.



O sequenciamento do DNA também fez surgir a farmacogenomica, pela qual é possível estudar as características genéticas de uma pessoa e, com base nisto, definir o melhor remédio que ela deve tomar.



“Isto já acontece com o trastuzumab, um medicamento utilizado no tratamento do câncer de mama e que é excelente para algumas mulheres e sem efeito algum para outras. Descobriu-se que as pacientes que respondem bem ao tratamento têm uma alteração em um determinado gene. Por isso, atualmente, é rotina solicitar um exame genético antes de fazer a prescrição”.


E você leitor, acha valido esses dez anos de pesquisas do projeto genoma? enriqueça essa matéria com sua opnião, ah não esqueça de assinar nosso feed!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010