Páginas

Sistema Muscular

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Esta postagem destina-se a um breve resumo das fibras musculares presentes em nosso organismo, assim como citar nomes de suas estruturas e dar uma breve explanação de como se desencadeia o movimento de contração muscular. Serão abordados em postagens futuras:

  • Anatomia e Fisiologia do Músculo Esquelético;
  • Interação Actina e Miosina;
  • Músculo Liso;
  • Músculo Cardiaco.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

O Corpo tem três tipos diferentes de músculo: Músculo esquelético, o músculo liso e o músculo cardíaco. Os músculos esqueléticos e cardíacos são músculos estriados e possuem mecanismos contrateis similares. O músculo liso, que é o tipo de encontrado na maioria dos órgãos internos, possui organização distinta, mas sua base química de contração é a mesma que as do esquelético e cardíaco.

Cada fibra muscular esquelética é formada por milhares de fibras musculares esqueléticas, dispostas paralelamente por todo comprimento do músculo. Por sua vez cada fibra muscular contém milhares de miofibrilas, também com disposição paralela, ao longo da miofribila existem milhões de diminutos filamentos moleculares chamados de filamentos de actina e miosina moleculares, os filamentos de actina e de miosina se dispõem de forma alternada, sendo primeiro um conjunto de miosina e em seguida um conjunto de actina.

As extremidades do filamento de actina e de miosina sobrepõem-se, e com a presença de Cálcio interagem entre si tanto fisicamente quanto quimicamente, o que faz os filamentos deslizarem uns sobre os outros, isto é, os filamentos de actina são literalmente arrastados em direção aos filamentos de miosina, o que representa o mecanismo para contração. Os pontos médios dos filamentos de actina estão fixados a uma membrana intracelular, a membrana Z, que por sua vez está fixada nas fibras musculares, há também uma outra estrutura na fibra muscular situada entre as duas membranas Z denominados de sarcômeros, sendo eles considerados a unidade contrátil do músculo esquelético.

A contração da fibra muscular: É dada pelo Potencial de ação (veja mais detalhes do PA) que atinge o interior da fibra muscular por meio dos tubulos transversos (Tubulos T), sendo que o fluxo de corrente elétrica durante o potencial de ação faz com que através do sistema tubular intracelular, o retículo sarcoplasmático libere íons CA++ no sarcoplasma, que é liquido no interior da fibra muscular. São esses íons que começam a contração muscular, após a liberação dos íons no sarcoplasma, uma bomba de Calcio, muito potente, situada na membrana do reticulo sarcoplasmático transporta os íons de volta ao retículo.

  • Mecanismo de Catraca
Um teoria para explicar as formas atrativas entre os filamentos de actina e miosina.é a que os filamentos de miosina possui multiplas projeções, as pontes cruzadas, em cada extremidade da ponte cruzada existe uma cabeça alongada que pode ser movimentada de um lado para o outro.

Acredita-se que essa cabeça seja movida para frente, quando se fixa no filamento de actina, se seguida move-se para traz, trazendo o filamento de actina, em determinado movimento de retorno a cabeça se solta do filamento de actina e o ciclo recomeça. Os movimentos dessa cabeça são energizados por ATP que libera a energia necessária para a contração muscular.

O músculo liso não é dividido em sarcomeros, pelo contrario, os filamentos de actina e miosina ficam misturados de modo bem menos organizados que no músculo esquelético. Também, a maior parte do Cálcio que provoca a contração penetra na célula através da fibra muscular lisa, no momento do potencial de ação e não é liberada no interior da célula a partir do retículo sarcoplasmático. Outra diferença entre o músculo liso e o esquelético é a que o liso tem contração mais lenta, justificada pelo bombeamento de Cálcio para fora da membrana celular lentificado.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010