Páginas

Exercite sua mente com o Brain Workshop

terça-feira, 15 de junho de 2010

Um estudo científico coordenado pelos suíços Susanne M. Jaeggi e Martin Buschkuehl publicado no PNAS mostra que o exercício mental Dual N-Back é capaz de melhorar a memória de curto prazo e a inteligência fluida.

Este achado é importante porque anteriormente se pensava que a inteligência fluida (capacidade de lidar com um problema imediato) era imutável. Isso sugere que os seres humanos são capazes de aprimorar seus quocientes de inteligência por meio do treinamento da memória.

Nos testes os voluntários receberam treinamento para executar uma tarefa na qual lhes eram apresentadas ao mesmo tempo informações sonoras e visuais, que eles tinham que guardar e se lembrar.

Os resultados dos testes mostraram que após 19 dias de prática diária, os participantes tiveram ganhos de até 40% em sua inteligência fluida. As evidências também sugerem que a prática do exercício aumentam o foco e a atenção.

Segundo o estudo, você deve praticar o exercício durante 25 minutos por dia, 4 ou 5 vezes por semana. Respeitando esses limites, quanto mais você praticar o exercício, mais sua memória de curto prazo e sua inteligência fluida vão melhorar.

Brain Workshop é um programa gratuito que reproduz o exercício mental Dual N-Back (aplicado no estudo original), capaz de melhorar a memória de curto prazo e a inteligência fluida.


Como praticar o exercício

Ao começar uma sessão, o exercício exibe durante 3 segundos um quadrado azul acompanhado do som de uma letra. Você deve memorizar a posição do quadrado e a letra pronunciada.
Se o quadrado for exibido na mesma posição por duas vezes seguidas, você deve pressionar a tecla A. Já se uma letra for pronunciada por duas vezes seguidas, você deve pressionar a tecla L.
A explicação acima se refere ao Dual 1-Back, onde o número 1 indica que você deve se lembrar da posição do quadrado ou da letra de 1 rodada atrás e verificar se eles concidem com o atual.

Isso quer dizer que se você praticar o Dual 2-Back, você terá que comparar a posição do quadrado atual com o exibido a 2 rodadas atrás, assim como deve comparar a letra atual com a pronunciada a 2 rodadas atrás.

Além do exercício aplicado no estudo original, Brain Workshop inclui vários modos opcionais e também inclui recursos como estatísticas e gráficos para você acompanhar sua evolução diária.


Disponível para Windows XP, Windows Vista, Mac OS X e Linux.



2 comentários

Tânia disse...

Muito legal o teste, vou repassar para os amigos. Obrigada por compartilhar.
Abraços

Anônimo disse...

Vou fazer o download, adorei a idéia de exercitar a memória. Valeu

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010