Páginas

Anatomia e Fisiologia do Músculo esquelético

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Para melhor entendimentos deve antes deter o conhecimento das estruturas básicas que compõem o músculo esquelético.

Sarcolema: Membrana celular da fibra muscular, entretanto o sarcolema é formado por uma verdadeira membrana celular, chamada membrana plasmática.

Miofibrilas: Cada fibra muscular é formada por miofibrilas, cada miofibrila por sua vez contém cerca de 1500 filamentos de miosina e 3000 filamentos de actina, que são, em grande parte, moléculas polimerizadas de proteínas, responsáveis pela contração muscular.

  • Os filamentos grossos e escuros são os de miosina, chamados de faixa A;

  • Os filamentos finos e claros são os de actina, denominados de faixa I.

A contrações no músculo esquelético ocorrem pela interação entre as pontes cruzadas e os filamentos de actina.

Sarcoplasma: As miofibrilas ficam em suspensão no interior das fibras musculares em uma matriz chamada sarcoplasma. O sarcoplasma contem: Potássio; Magnésio; Fosfato e enzimas protéicas alem de grande numero de mitocôndrias.

Na próxima postagem que abordará o fascinante mecanismo de contração muscular serão adicionados peculiaridades as estruturas já citadas nessa postagem como os túbulos T.

Quer que alguma fase da contração muscular seja dada maior detalhe? Então deixe seu comentário que ele será atendido na medida do possível.

2 comentários

Carol disse...

Gostei muito do seu blog. Me ajudou bastante em uma pesquisa sobre os músculos. Deixo abaixo o endereço do meu blog, caso queira conhecer: vivendopravaler.blogspot.com
Obrigada
Carolina

Lucas Queiroz disse...

Olá Carol!

Gostei do seu blog, fico feliz de estar postando com maior frequência nele.

Ah Tereré é muito bom! Só não sabia dos 10 mandamentos rsrsrs.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010