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O Chocolate e as Doenças Cardiovasculares

sexta-feira, 2 de abril de 2010

coracao de chocolateO consumo de chocolate pode prevenir as doenças cardiovasculares?

Esta é uma pergunta que todos os apreciadores de chocolates gostariam que a resposta fosse "sim". Felizmente, segundo estudos recentes, pode-se dizer que, pelo menos em parte, esta resposta está correta.

O Pesquisador Brian Buijsse, do Instituto Alemão de Nutrição Humana localizado em Nuthetal, realizou um estudo com cerca de 19.000 pessoas ao longo de uma década, e descobriu que aquelas que consumiam mais chocolate tinham um controle mais estável da pressão arterial e um risco relativo 39% menor de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (derrame cerebral), quando comparadas com aquelas que consumiam menos chocolate.

O interessante do estudo é que a quantidade de chocolate consumida entre os participantes era, em média, 7,5 gramas por dia para quem comia mais chocolate e apenas 1,7 gramas por dia, para quem comia menos. A diferença da quantidade consumida entre os grupos era menor do que um quadrado pequeno de um tablete médio de 100g - comenta o especialista.

As pessoas que participaram do estudo saborearam o tentador produto sem exageros, e sem exceder o valor energético diário necessário para cada cada um.

O resultado do estudo não justifica, em nenhum aspecto, um consumo abusivo deste produto, complementa o pesquisador. Pequenas quantidades podem ser adequadas se não substituírem alimentos que sejam de importância nutricional vital para o nosso corpo. Já o consumo abusivo é prejudicial, pois o chocolate é um alimento com alta densidade calórica e que contém gordura saturada, fatores que pode acarretar em ganho de peso corporal e um aumento dos níveis de colesterol.

Os benefícios observados na pesquisa podem ser justificados pelos flavonóides encontrados na semente do cacau.Quanto aos tipos de chocolate, amargo, meio amargo ou ao leite, os dois primeiros são os que apresentam maiores quantidades de cacau em sua formulação, sendo então as melhores opções para o consumo.

Para quem tem dificuldade em limitar o consumo do chocolate, uma boa dica são as barrinhas de cereais e de frutas com chocolate, pois apresentam em sua formulação as fibras, componentes que favorecem a saciedade e conferem inúmeros outros benefícios para à saúde.


Fonte: European Heart Journal.

1 Comentário

Anônimo disse...

Gostei muito do seu Blog! Parabens!!

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Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
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