Páginas

Mutação do vírus da gripe A é descoberta

quinta-feira, 4 de março de 2010

Do Estadão

Epidemia da gripe A teve início no México em abril do ano passado; 1088 morreram pela doença.CIDADE DO MÉXICO - O ministro da Saúde do México, José Angel Córdova, confirmou nesta quarta-feira, 3, o primeiro caso de mutação do vírus da gripe A (H1N1), que mostrou-se resistente ao antiviral Oseltamivir, princípio-ativo do Tamiflu, no país.


A mutação foi encontrada em um bebê de dez meses de idade, que sobreviveu à doença e já se encontra em casa, no município de Ecatepec. Contudo, segundo o ministro, há outros 423 casos sob suspeita e não se descarta a possibilidade de haver outros.


"O vírus pode se modificar a qualquer momento e gerar graves problemas", por isso, "é importante que as pessoas sejam vacinadas para se protegerem", ressaltou.


Ainda de acordo com Córdova, desde o início da epidemia, em abril de 2009, mais de um milhão de pessoas passaram por tratamento com o antiviral e apenas em um caso o vírus mostrou-se resistente.


Para diminuir as possibilidades de resistência ao medica mento, há seis meses as autoridades mexicanas decidiram aplicar também o Zanamivir, de nome comercial Relenza.


Mais cedo, o Instituto de Diagnóstico e Referência Epidemiológica, após realizar alguns testes, informou que a mutação "não modifica a política de tratamento, já que é a única amostra resistente encontrada em 420 sequências, o que significa uma resistência inferior a 0,25%".


Até a última segunda-feira, o Ministério da Saúde registrou 71.090 casos confirmados da gripe causada pelo vírus A (H1N1), com 1.088 mortes. Já foram vacinadas 6,7 milhões de pessoas e espera-se que até o fim desta semana outras duas milhões sejam imunizadas.


ESPECIAL: Entenda a gripe suína – Site O Estadão.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010