Páginas

O Que é Microbiologia?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Imagem ao Microscópio de bactérias Gam positivas - UESB - Aula Prática - Enfermagem 2009.1Qualquer que seja a classificação adotada a microbiologia ainda é o ramo da biologia que estuda os seres vivos microscópios nos seus mais variados aspectos como: Morfologia, fisiologia, reprodução, genética, taxonomia além da interação com outros seres e o meio ambiente.


A Microbiologia abrange ainda o estudo das aplicações industriais dos microorganismos, embora a tendência atual é deixar esta função para a Biotecnologia.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Morfologia Bacteriana


Como primeiro conteúdo da disciplina de Microbiologia iniciaremos pela área de Bacteriologia. Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bactéria. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelas membranares.

  • Formas e arranjo

As bactérias de interesse médico podem se apresentar em formas:


  1. Esféricas: Cocos


São geralmente redondos, podendo assumir formas ovais, alongados ou achatados em uma das extremidades. Quando as bactérias em forma de cocos dividem-se, as células podem permanecer unidas uma nas outras dando origem a conjuntos denominados de:Variedade Morfologia bacteriana

* Diplococos: 2 bactérias;

* Estreptococos: Cadeias de Bactérias;

* Estafilococos: Cachos de Bactérias.

2. Cilíndricas: Bacilos

Alguns bacilos se assemelham tanto aos cocos que são chamados de cocobacilos, sendo que a maior parte dos bacilos apresentam-se como isolados eles possuem pouca variação de arranjos ou agrupamentos, sendo eles:

* Diplobacilos: 2 bacilos;

* Estreptococos: Cadeia de bacilos.

3. Espiral

Bactérias espiraladas pedem ter uma ou mais formas, denominadas de:

* Vibriões: Apresentam como vírgulas e tem corpo rígido;

* Espirilos: Possuem forma de saca-rolhas;

* Espiroquetas: Organismo espiralados e flexíveis.

Essa variedade de forma apresentada pelas bactérias é de característica genética e na maioria dos casos são monomórficas,isto é, mantém uma única forma.


Uma vez o organismo transparente é comum o uso de métodos e corantes para melhor visualização da forma e do tipo de arranjo. Os métodos de coloração mais usados são os de Gram e de Ziehneeln. O método, ou técnica de Gram consiste essencialmente no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor com os seguintes reagentes: Cristal Violeta, Lugol, álcool e fucsina(vermelho). A fucsina é utilizada somente nas bactérias que perdem a coloração violeta após o esfregaço com álcool, adquirindo assim essa cor avermelhada da fucsina. Essa perda de coloração é essencial para distinguir as bactérias Gram positivas (Mantem a cor Roxeada) e as Gram negativas(Perdem a cor roxeada e adquirem a cor avermelhada com a fucsina), essa diferenciação entre os dois tipos de bactérias será explicado a nível microscópico em uma postagem futura.

2 comentários

Mago da Tempestade disse...

Muito legal o seu site e o texto sobre microbiologia.

Anônimo disse...

legal.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010