Páginas

Teníase e Cisticercose

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Taenia Solium Os parasitas causadores da Teníase e Cisticercose apresentam o corpo achatado dorsaventralmente, são providos de orgãos de adesão na extremidade mais estreita, anterior, sem cavidade geral e sistema digestório.


Os Cestódeos mais fequentes no homem pertecem a familia Tanidae, da qual destaca a Taenia solium (parasita o homem) e Taenia saginata (parasita os bovinos). Essas especies são responsaveis pelo complexo Teniase-cisticercose que é definido como alterações patologicas causadas pelo adulto larva das especies.


  1. Teníase: Quando a presença do verme adulto – Taenia solium, Taenia saginata – no intestino delgado do hospedeiro definitivo; homem.
  2. Cisticercose: Quando a fase larvaria se encontra no tecido do hospedeito intermediario padrão ( porco, boi), mas essa forma pode ser encontrada em hospedeiro anomalos como homem e cão.

  • Morfologia


1. Verme Adulto


A Taenia solium, Taenia saginata tem o corpo dividio em;


Escolex (“Cabeça”): Pequena dilatação de 1mm na Taenia solium e 2mm na Taenia saginata, situado na parte superior funcionando como orgão de fixação. Apresenta 4 ventosas e um rostro ou rostelo (“ganchos”) na Taenia solium, e sem rostelo na Taenia saginata.


Colo (“Pescorço”): Porção mais delgada do corpo, sendo caracterizada como area de crscimento do parasito ou fomação de proglotes.


Taenia solium e Taenia saginataEstrobilo (“Corpo”): É o restante do corpo do parasito. Ele é formado por segmentos, cada um formado é denominado de proglotes, podendo ter de 800 a 100 proglotes e atingir 3 metros na Taenia solium ou mais de 1000 proglotes e atindir 8 metros na Taenia saginata. As proglotes são divididasde acordo com seu estagio de amadurecimento sendo eles: Jovem, adultas e gravidas, tendo como caracteristica que as proglotes mas longe do colo serem maior sei estagio de amaduecimento.


Ovos: Esfericos morfologicamente, sendo que internamente encontra-se o embrião hexacanto ou oncosfera.


  • Biologia

1. Habitat


Tanto como a Taenia solium como a Taenia saginata vivem no intestino delgado do homem. Já o cisticerco da T.solium é encontrado nos bovinos e suinos e acidentalmente no homem e no cão. Enquanto o T.saginata é encontrado somente nos bovinos.


2. Ciclo Biológico


Homem: A proglote é liberadopara o exterio junto com as feses sendo que frequentimente as proglotes rompem no meio exterior.


Um hospedeiro intermediario (porco para T.solium e boi para T.saginata) ingere os ovos e dentro do estomago por açoes de enzimas as as camadas das proglotes são quebradas surgindo assim as oncosferas que vão ao encontro do intestino onde furam a parede intestinal e caem na corrente sanguinea, chegando em tecidos de musculos e orgãos como lingua, masseter, coração e cerebro, onde alojam-se e transforma-se em cercarias.


Para se concluir o ciclo o homem ingere a carne com cisticerco a qual no estomago sofre ação do suco gastrico e tranforma-se em Tênia adulta.


  • Transmisão e Tratamento

1. Teniase: Hospedeiro definitivo, homem, ingere carne de porco ou de boi crua infectada.


2. Cisticercos: Ingestão de ovos da Taenia solium.


Devido aos grande periodo de vida desses parasitos, pode haver mais de um exemplar no hospedeiro. Através de substancias excretadas pode causar hemorragias, inflamações, apetite execivo e perda de peso.


Para se combater esses parasitos, atualmente, os medicamentos mais utilizados são: Nicosamida, cuja paraliza a Taenia, pois atua no sistema nervoso; prazinquantel o mesmo medicamento utilizado contra a S.mansoni.

9 comentários

Natanael disse...

Muito bom o site!! Tava mesmo precisando pesquisar sobre parasitoses e encontrei esse site, muito bom!!

Valeu.

Lucas Queiroz disse...

@Natanael

Obrigado pela visita e volte sempre que precisar.

Anônimo disse...

muito legal a informacao e o site !! =)

Anônimo disse...

não goseti que coisa mais idiota

Lucas Queiroz disse...

Critica construtiva como essa merece uma resposta a altura...

Resp.: Faça melhor ^^

Anônimo disse...

muito legal eu aprendi muitas coisaas nesse saite e me ajudou nmuito no meu trabalho de ciências obrigado.

Anônimo disse...

muito bom!

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

nossa muito massa esse site.. :) parabéns pelo seu trabalho

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010