Páginas

Não ao Ato Médico!

sábado, 21 de novembro de 2009

Hoje recebi um E-mail de uma colega de curso o qual possuia um anexo esclarecendo duvidas sobre o Ato Médico, esse mesmo E-mail tinha como pedido que cada um divulgasse o material da maneira que pudesse, pois bem, estou divulgando, estou à disponibilizar o download do arquivo em Apresentação de PowerPoint para os interessados em divulgar esse movimento contra o ato medico. Ao contrario que muitos pensam o Ato Medico não prejudica somente profissionais de saúde, exceto médicos e dentistas, mas também prejudica você como usuário de programas (planos) de saúde, sejam eles SUS ou particular, pois com a aprovação desse Ato aumentará a demanda por médicos e consequentemente faltará profissional e as mensalidades dos planos aumentaram.


Download – 1,3MB


Com base nesse arquivo e conhecimentos sobre o assunto eu redigi um E-mail e encaminhei para cada Senador, já que está nas mãos deles a decisão se esse projeto será aprovado ou não. Segue o E-mail:


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Olá, Bom dia.

Estou a te escrever para expor meu descontentamento com o projeto de aprovação do ato médico, que foi aprovado na câmara e que resta agora a aprovação no senado.


O meu descontentamento é visto que esse projeto, como toda lei, é que não se limita bem ao que está escrito. Sempre cabem muitas interpretações, pois o que deixou de ser escrito, mas pode ser subentendido, é o que é o problema.


Uma prova disso é o artigo 4º do projeto:


Art. 4º São atividades privativas do médico:


I – Formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica.


Não sou advogado, mas vamos ver a interpretação da lei...


Privativa: Vem de privado, limitado à, exclusivo, proibido aos outros.


Nosologia: Ramo da medicina que trata das enfermidades em geral e as classifica.


Enfermidades em Geral: Qualquer afecção (doença, dor problema) que atinja qualquer parte do corpo.


Portanto, de acordo com está lei fica sendo atividade exclusiva do médico, fazer diagnóstico e definir como vai ser feito o tratamento de qualquer tipo de problema que a pessoa tenha.


Com isso ocorrerá mais procura pelo serviço medico, é como a leia da oferta e procura é clara, quanto mais procurado um produto é, mais se cobra por ele. Isso acarretará um aumento de preço nos planos de saúde e nas consultas medicas. Além de faze o SUS entrar em colapso, que cá entre nos já está a beira de um enfarto.

O mais critico de tudo isso será a desvalorização dos profissionais de:

  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Farmácia
  • Nutrição
  • Biomedicina
  • Biologia
  • Serviço social
  • Fonoaudiologia
  • Fisioterapeuta
  • Terapia ocupacional
  • Educação física

Será que os médicos terão todo o conhecimento de todos esses profissionais? Acho que não...

ENFIM VENHO POR ESSE E-MAIL QUE VOCÊ VOTE CONTRA O ATO MÉDICO, SEJA A FAVOR DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, ONDE TODOS TRABALHAM JUNTOS PARA O BEM ESTA DO PACIENTE (CLIENTE). E NÃO A SOBERANIA DO MEDICO.

NOS VEMOS NAS ELEIÇÕES...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caso você leitor queira participar dessa luta mandando um E-mail para os senadores acesse esse link: http://www.senado.gov.br/



2 comentários

Grasiela Malicheski disse...

parabéns amigo!pela seriedade pelo trabalho e dedicação.

Lucas Queiroz disse...

Obrigado Grasiela.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010