Páginas

A UNERC e o Desenvolvimento Regional

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UNERC-Emerson Rocha Considerando a importância do debate em torno da criação da Universidade do Rio das Contas – UNERC, um conjunto de instituições sociais e estudantis, vem debatendo oportunidades e expectativas frente ao projeto de criação da nova instituição a partir do desmembramento do campus da UESB de Jequié. Tendo iniciado a Campanha de Mobilização: UNERC Jequié merece esse presente!, que pretende uma ampla mobilização social em prol da criação da nova instituição com gestão junto ao Governo Estadual e apoio a formatação de um projeto consistente para a nova instituição, com previsão de investimentos em infra-estrutura e novos cursos.


Para Marcos Ferreira, membro do Partido Verde e um dos articuladores da Campanha de Mobilização, o momento é oportuno para a sociedade regional discutir o fortalecimento da Educação e o Desenvolvimento Regional, destacando que a região vem presenciando grandes investimentos em infra- estrutura e atividades econômicas estratégicas, devendo Jequié associar-se neste contexto para discutir eixos de desenvolvimento do município, procurando consolidar segmentos econômicos importantes, como o agronegócio, a indústria e o comércio. Mas também, deve considerar como vetores de desenvolvimento, os investimentos em educação e saúde, vistos que além de promoverem qualidade de vida para a comunidade local, podem ser considerados como estratégicos na consolidação do modelo de cidade pólo de serviços.


Comentando sobre a oportunidade de novos cursos na universidade, Ferreira destaca que neste cenário, agindo de forma estratégica com um planejamento consistente e visão de futuro, o município de Jequié poderá aliar suas potencialidades: disponibilidade de água, localização geográfica, acesso as principais rodovias e a nova ferrovia, a implantação de mineradoras com produtos nobres: vanádio, níquel e ferro, e um conjunto de instituições de ensino, onde a nova Universidade poderá oferecer novos cursos, a exemplo de Engenharia de Minas, Geologia e Engenharia Ambiental -, e transformar-se em um centro regional de serviços, comercio e educação.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE!!!


A Campanha de Mobilização: UNERC Jequié merece esse presente! vem ganhando apoio em Jequié e região. A coleta de assinaturas tem repercutido muito na cidade e o manifesto on line no site www.verdebahia.com.br tem sido diariamente acessado, demonstrando que a criação da Universidade Estadual do Rio das Contas é uma vontade coletiva que deve ser defendida por todas as entidades do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça.


Com o lançamento da campanha no último dia 13, e a mobilização de varias lideranças e instituições, a coordenação já vem preparando para ampliar a coleta de assinaturas com estande na praça Rui Barbosa na proxima sexta-feira, sabado e domingo.


Participe, acesse o site www.verdebahia.com.br (http://www.verdebahia.com.br/jequie/) ou ajude com a coleta de assinaturas na sua escola, empresa, igreja ou instituição social. Afinal ter uma Universidade forte, independente e com um projeto voltado para o desenvolvimento regional é o desejo histórico da nossa comunidade.


Fonte: Texto retirado do blog verde jequié.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010