Páginas

Esquistossomose (Schistosoma Mansoni)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Schistosoma mansoni - macho e femeaO Schistosoma mansoni agente da esquistossomose intestinal ou moléstia de Pirajá é um parasita Helminto pertencente classe Trematoda da família Schistomatidae, tendo ocorrência na África e América do Sul.


No Brasil ela é conhecida como “Barriga d’água” ou “mal-do-caramujo” ou ainda “xistose”. A sua chegada na América ocorreu através do tráfico de escravos e imigrantes asiáticos e orientais infectados com S.japonicum, S.heamantobium, entretanto, só o S. mansoni se fixou pelo encontro de bons hospedeiros.


  • Morfologia do Schistosoma mansoni

Sua morfologia é encontrada em várias fases:


1. Macho


Mede cerca de 1 cm, tem cor esbranquiçada. Apresenta o corpo dividido em duas partes; Anterior ( com ventosas orais e ventrais), Posterior onde encontramos o canal ginecófor. Uma característica desse verme é que ele não possui órgão copulador, a fecundação é por ação de canais deferentes que fecundam a fêmea no canal ginecófor.


2. Fêmea


Mede cerca de 1,5 cm, com cor mais escura devido ao sangue semidigerido. Na metade anterior encontramos a ventosa oral e a acetábulo. Seguinte a esse temos a vulva e um útero com 2 ovos.


3. Ovo


Com formato oval,é na parte mais larga que se encontra um espículo voltado para trás. O que caracteriza um ovo maduro é a presença de um miracidio formados, visível pela casca. O ovo maduro é a forma encontrada nas fezes.


4. Miracídio


O Miracídio tem forma cilíndrica. A extremidade anterior tem uma papila apical onde se encontra as glândulas adesivas anteriormente (glândulas de penetração) e sucos digestivos, nesse local também encontra-se o tubo digestivo primitivo. Os miracídios se encontram na parte posterior do caramujo.


Schistosoma mansoni cercaria5. Cercária


Tem como característica a cauda bifurcada. Duas ventosas estão presentes, a ventosa oral, que apresenta terminações chamadas de glândulas de penetração, e a ventosa ventral também chamada de acetábulo.

  • Biologia

1. Hábitat


Vivem no sistema porta, os esquistossomos quando chegam ao fígado ganham biomassa exponencial e apos atingirem a maturação, em 25 dias, migram para os vasos sanguíneos do intestino e no 35º dia põem os ovos.


2. Ciclo biológico


Schistosoma mansoni  cicloO Schistosoma mansoni ao atingir a fase adulta de seu ciclo no sistema vascular do homem e de outros mamíferos, alcança as veias mesentéricas, principalmente a inferior, migrando contra a corrente circulatória, a fêmea faz a postura dos ovos ao nível da submucosa. Sendo a vida media do Schistosoma de 5 anos, mas pode chegar a 30 anos.


Os ovos colocados nos tecidos levam cerca de uma semana para tornarem-se maduros (Miracídio formado) e da submucosa chega a luz intestinal, sendo os mecanismos que fazem essa passagem, da submucosa para a luz intestinal, os seguintes:


1° Reação inflamatória;


2º Pressão dos ovos que são postos atrás;


3º Enzimas produzidas pelo miracídio;


4º Perfuração da parede vênula já debilitada pelos fatores anteriores, e pela passagem do bolo fecal.


Esse ciclo demora cerca de 6 dias, desde que o ovo é colocado até que atinja a luz intestinal, sendo que ao se ultrapassar 20 dias os miracidios que não atingirem a luz intestinal morreram. Os ovos que conseguem chegar à luz vão para o exterior junto com o bolo fecal e tem expectativa de vida de 24 horas, em fezes liquidas, e de 5 dias em fezes solidas.


Alcançando a água os ovos liberam o miracidio estimulados pela temperatura mais alta, luz intensa e oxigenação da água. Há também no caramujo uma substancia chamada Miraxone que estimula os miracidios adentrarem nele.


Essa capacidade de penetração restringe-se a 8 horas apos a eclosão. O contato com o tegumento do molusco faz com que o terebratorium assuma a forma de ventosa e com ação de enzimas e a grande movimentação do miracidio ele perfure a “pele” do caramujo, sendo os pontos preferidos pelo miracídio as antenas e os “pês” do caramujo do gênero Biomphalaria.


Apos 48 horas de penetração o Miracídio torna-se um saco com células germinativa chamados de esporocistos. Eles tem movimentos amebóides até se torna inerte, nesse momento começam o intenso processo de multiplicação fazendo com que 78 horas ele se chame esporocisto primário, dobrando assim de tamanho. Apos 2 semanas em temperaturas normais, entre 25º C a 28 º C ocorre a formação de esporocistos secundários.


Apos várias multiplicações, forma-se uma mórula e dai surge a cercária, na água podendo viver de 36 a 48 horas no homem entrando através da fixação e enzimas, sendo penetração de duração de 5 a 15 minutos. Quando são ingeridas, as cercarias são destruídas no suco gástrico, mas as que conseguem penetrar na mucosa bucal, desenvolvem normalmente. Sendo a partir da´migram para o tecido subcutâneo, penetrando em algum vaso sanguíneo e são levadas passivamente aos pulmões. Após a penetração a cercaria é denominada de esquistossomulos, sendo levados dos pulmões ao sistema porta-intra-hepático eles se alimentam e consequentemente evoluem para o estágio macho e fêmea.

[CONTINUA]

6 comentários

Anônimo disse...

Tamy,,Ibirataia-ba...OI querido quero te falar que sua pesquisa me serviu mas não foi no momento de merda e sim de precisão(rsrs)...salvou meu pescoço...
vlw..pois eu faço analise clinica numa escola técnica, acabei me apaixonando pelo curso e agora tô querendo fazer Biomedicina...

grande bjuuu

pelo visto só eu que postei comentarios(abafa o caso)

Lucas Queiroz disse...

Oi Tamy! Fico feliz por minha postagem ter sido util a você.

A situação dos comentários está mudando (Acho que era o antigo template que não ajudava)

Volte Sempre e Sucesso!

P.s: Bahêa \o/ rsrsrs

Anônimo disse...

O rapaz! que feio. As pessoas de outras linhas de pesquisa que não a enfermagem produzem conhecimento para toda a comunidade científica. A enfermagem sempre direciona tudo o que escreve para ela própria. Ora, não dá pra usar nada em outras áreas. Além disso, muitas pesquisas tem pouca relevância, pois trazem o termo: a importância do cuidado de enfermagem em tal coisa. A maioria dos pesquisadores de outras áreas do conhecimento, não se identifica como daquela área. Apenas produz conhecimento e assim acaba beneficiando a todos. Cuidar é coisa pra qualquer pessoa ou profissão, não exclusivo da enfermagem...

Lucas Queiroz disse...

Caro colega, tenho que discordar de você, por vários motivos:

1° Dizer que pessoas de outras linhas de pesquisa produzem conhecimento pra todas outras linhas é uma inverdade, cada um foca em sua linha de formação e eu não condeno isso, pois imagine se eu fosse querer agradar todos os cursos nas minhas postagens com certeza ninguém iria ler pelo tamanho inviável que iria ficar. E a você desinformado cada blog possui um nincho ao qual ele deve satisfazer, assim como possui inúmeros blogs que direcionam a farmácia, medicina, odontologia, fisioterapia... o meu é direcionado a ENFERMAGEM. Vemos esse foco também relacionado a artigos, nas minhas pesquisas acadêmicas nenhum artigo completa minha busca tão bem quanto aqueles feitos por enfermeiros e creio eu que assim acontece com os outros cursos, pois ha peculiaridades referentes a cada curso.

2° "Cuidar é coisa pra qualquer pessoa ou profissão": Nem irei me delongar nessa sua afirmação infeliz, ao que pude perceber nessa frase, pra você "Cuidar" tem o mesmo significado que "bajular" e fazer as vontades do paciente, se soubesse o quão complexa é a Arte do Cuidar e o quanto é difícil aplica-lá na prática certamente mudaria essa sua opinião arcaica.

sthefany rafaelly lima disse...

oiê!!!
amei o seu trabalhooo....me ajudou muitoo viuu!!!
ii eu concordo plenamente c vc LUCAS,se isso éh um blog voltado para enfermagem,então, todos os assuntos
tem ki serem voltados p enfermagem!!
Vôw esperar mais atualizações do seu blog....parabéns!!
um grande beijoOo
sthefany rafaelly lima Sergipe- São Cristóvão

Lucas Queiroz disse...

Sthefany, estou devendo ao pessoal mais atualizações, mas farei o possível.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010