Páginas

Toxoplasmose (Toxoplasma gondii)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hospedeiro definitivo-toxoplamose A toxoplasmose é uma zoonose e sua infecção é presente em mamíferos e aves, sendo o gato e outros felídeos hospedeiros definitivos e o homem hospedeiro intermediário, caracterizando-a heteróxena.


A doença tem casos clínicos menos frequentes quando comparada a outras doenças parasitarias de protozoários, sendo seu estagio mais grave encontrado em recém-nascidos, sendo caracterizada por encefalite, urticária, hidrocefaleia entre outros. Vale ressaltar que essa doença vem tendo grande evolução em pessoas com sistema imunológico afetado (HIV) causando encefalia.


Morfologia e Hábitat


O Toxoplasma gondii causador da toxoplasmose pode ser encontrado em vários tecidos e células (exceto hemácias), e líquidos orgânicos. Nos felídeos não-imunes as formas do ciclos são encontradas em:


  • Ciclo Sexuado: Epitélio Intestinal.
  • Ciclo Assexuado: Em outros locais.

O Toxoplasma gondii possui uma morfologia múltipla, que irá depender do hábitat e do seu estagio evolutivo.


As formas infectantes que o parasito apresenta durante o ciclo biológico são: taquizoítos, bradizoítos e Oocisto.


  1. ToxoplasmoseTaquizoíto: Forma encontrada durante a fase aguda, tendo como característica; reprodução rápida, pouca resistência ao suco gástrico, forma de uma “banana” e é considerada como forma infectante.
  2. Bradizoito: Encontrada durante a fase crônica, tendo como característica; reprodução lenta, muito resistente ao suco gástrico podendo viver anos nos tecidos, encontrada em vários tecidos (musculares, cardíacos nervoso etc..). Esta forma é equivalente ao cisto.
  3. Oocisto: É a forma de resistência que possui parede dupla, são produzidos nas células do intestino de felídeos, possuindo dois esporocisto com quatro esporozoítos cada.


Essas três formas apresentam organelas citoplasmáticas características do filo Api-complexa (visíveis apenas em nível de microscopia eletrônica de transmissão) que constituem o complexo apical: conóide, anel polar (em número de dois), microtúbulos subpeliculares, roptrias, micronemas e grânulos densos.


Ciclo Biológico


Seu ciclo se divide em basicamente duas fases distintas:


  • Fase assexuada: Nos lenofodos e nos tecidos de vários hospedeiros (inclusive gatos e outros felídeos).

  • Fase coccidiana ou sexuada: Células do epitélio intestinal de gatos não-imunes (ou outros felídeos). Sendo essa fase presente no gato o caracteriza como hospedeiro definitivo.

Transmissão


1ª Via: Ingestão de Oocisto por alimentos contaminados.


2ª Via: Ingestão de cisto em carnes crua ou mal cozida (porco ou carneiro).


3ª Via: Congênita ou transplacentaria: Adquirida no período de gestação ou no momento do parto. Mulheres que tem a doença antes de engravidar tem menos possibilidades de passarem toxoplasmosse ao feto do que a que adiquiri durante a gestação.


Diagnostico Clinico


Difícil de se fazer, pois os casos agudos podem levar a morte ou evoluir para a forma crônica.


Fase aguda: Retira-se um pouco de liquido aminiotico ou sangue, faz-se então a centrifugação e em seguida são detectados os taquizoítos.


Forma crônica: Faz-se a biopsia de vários tecidos que poderá acusar presença de cistos.


8 comentários

Anônimo disse...

Muito bom os livros !
Parabens pelo trabalho !

Lucas Queiroz disse...

Obrigado...

Anônimo disse...

adorei o contéudo, me ajudou muito mesmo legallllllllll.

fatima disse...

Muito agradecida é muito difícil comprar todos os livros, mas aqui eu consigo encontrar a maioria, só não estou conseguindo o de Fisiologia de Linda CONSTANZO, é muito difícil, mas não tem problema, quando tiver eu baixo, estou no 3º semestre de Enfermagem. Legal mesmo é bom a gente ajudar e conseguir com que alguém sempre lembre de nos ajudar mesmo não sabendo, porque tudo o que levamos dessa vida é a caridade que fazemos, sem pensar em recompensas que Deus abençõe a todos.

fatima disse...

Muito obrigada pelos livros, são excelentes principalmente quando não podemos comprar todos, porque a vontade é essa, mas voces estão de parabéns, essa é a primeira vez que eu acessei este site, eu já acessava o Dowloads de enfermagem.
Que Deus abençoe a todos pois a única coisa que levamos dessa vida é a caridade que fazemos sem pensar na retribuição.
Muito Obrigada, é excelente.
Ahh, eu não consigo encontrar o livro de Fisiologia de Linda constanzo, será que alguém tem por aí, se não tiver tudo bem.
Boa vira de ano a todos que lerem essa postagem.

Lucas Queiroz disse...

Fátima, seja bem-vinda ao blog!

O livro de Fisiologia de Linda constanzo não consegui encontrar, alias nunca tinha ouvido falar dele, vou procura-lo na biblioteca para vê seu conteúdo.

Feliz natal e boa virada de ano para você também.

Leandro Aguiar disse...

Olá eu gostaria de saber, após o tratamento contra a toxoplasmose como será a vida de uma pessoa que ficará com o vírus em seu organismo para o resto da Vida?

Lucas disse...

Leandro, primeiramente o toxoplasmose não é um vírus, mas sim um parasita. Quanto ao tratamento, caso seja seguido corretamente pelo paciente, todos os toxoplasmoses são mortos.

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010