Páginas

Mudança da UESB para UNERC

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Postado por Emerson Rocha¹ em Letras Vernáculas 09-09-09 (Devidas modificações foram feitas na estrutura do texto.)

UESB-Logotipo O projeto da criação da nova universidade “UNERC” já foi encaminhado ao governador Jaques Wagner para apreciação e já conta com a simpatia deste. Mas o que pensa a comunidade universitária a respeito da nova universidade? Já existe uma data marcada para o debate mais amplo sobre o tema?


Antes desse momento na UESB, Campus de Jequié, local onde funcionaria a sede da nova instituição superior já com o nome sugestivo de UNERC (Universidade Estadual do Rio das Contas), o blog está fomentando o debate para ouvir a opinião das pessoas.


Apesar de reconhecer os avanços dos Campi nos últimos anos, com o surgimento de várias graduações e cursos requisitados como o de Medicina, o melhor seria ter uma UESB única, fortalecida nas três unidades, e não a criação de mais uma instituição estadual. Porém, há muitas críticas em relação à centralização das decisões em Vitória da Conquista, inclusive de natureza financeira, o que tem gerado ao longo dos tempos muita insatisfação entre os integrantes da comunidade universitária de Jequié e Itapetinga, campus filiados a UESB de Vitória da Conquista.


Mesmo assim, este é um debate que deve ser feito com muitaUNERC-Emerson Rocha responsabilidade, pois a criação de uma nova universidade deve representar um avanço para o atual Campus e para a região e não a ampliação de dificuldades, como as que temos em alguns cursos (a falta de professores é um desses problemas e sem falar na defasagem da grade curricular de vários cursos).


Neste ano a ADUSB tentou provocar um debate entre os Departamentos do campus, porém ele não fluiu devidamente. Mas já estão marcados, ainda neste mês de setembro, seminários nos três Campi para se discutir os rumos da universidade e seus desafios. Em Jequié colocaremos em discussão esse assunto da criação da nova Universidade e, é claro, o desmembramento de Vitória da Conquista. Acredito que o debate livre, democrático e responsável apontará o melhor caminho a seguir.


Technorati Marcas:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010