Páginas

Giardia sp.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O gênero Giardia inclui flagelados parasitos do intestino delgado, ondegiardia são reconhecido três espécies:


Giadia duodenalis: Que infecta vários mamíferos;


Giardia nuris: Infecta roedores, aves e repteis;


Giardia agilis: Parasito de anfibios.


Morfologia


giardia lambia trofosoítoApresenta duas formas evolutivas: trofosoíto e cisto, o trofosoíto tem forma de pêra, com simetria bilateral, onde no seu interior encontram-se na parte frontal dois núcleos, essa forma evolutiva ainda possui quatro pares de flagelos. O cisto é oval, no seu interior encontramos dois ou quatro núcleos.


Para sua fixação a Giardia utiliza um disco adesivo para se aderir a giarda cistomucosa.


Outra característica morfológica desse parasito e que no trofosoito temos todas as organelas exceto a mitocôndria, já no cisto as organelas estão todas em desordem.


Ciclo Biológico


G.lambia (Giardia duodenalis) é um parasito monóxeno¹ de ciclo biológico direto. A via normal de infecção é a ingestão de cistos.


Após a ingestão o desincistamento é desencadeado no meio ácido do estômago e completado no duodeno onde ocorre a colonização pelo trofosoíto, o qual multiplica-se por divisão nuclear ficando assim com dois núcleos (lembrando que o cisto tem quatro núcleos). O fim do ciclo se da com o encistamento que se inicia no ílio e tem auge no ceco, liberando uma substancia de quitina ao redor do trofosoíto.


Diagnostico clinico


De difícil diagnostico sem o exame laboratorial, pois seus sintomas se assemelham muito com os demais parasitas que assolam o homem, sendo seus sintomas mais comuns; Diarréia, insônia, irritabilidade, náuseas e vômitos.


Diagnostico laboratorial


Um simples exame de feses já é o suficiente para detectar cistos desse parasito nas feses.


Exame de feses: Pode ser a fresco ou com o método de flutuação pelo sulfato de zinco.


¹ Um parasita é monóxeno quando seu ciclo biológico perpassa somente por um hospedeiro da mesma espécie.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010