Páginas

A Arte do Pensar

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Texto feito, como todos presentes nesse blog, por mim e sendo este aceito e publicado no site: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-de-que-e-a-culpa-1228118.html

Pensador Devemos praticar mais intensamente a arte do pensar, pois apenas nós, seres humanos, que possuímos esse dom. Com ele somos capazes de questionar as respostas pré-formatadas pela sociedade, mas isso não quer dizer que as respostas são inúteis em nossa vida, pelo contrario elas são as que dão o impulso inicial para que possamos alcançar a arte do pensar e questionar.

O PENSAR

Segundo Rubem Alves “Pensar é voar sobre algo que não se sabe”, frase a qual concordo em parte, pois nós não devemos pensar apenas sobre o que não temos o pleno conhecimento, mas também devemos ter a sensibilidade de pensar sobre o que já é dito por muitos como uma verdade soberana. Tantos filósofos e cientistas tiveram essa sensibilidade e ousaram a desafiar saberes que na sua época eram tidos como verdade soberana, como exemplo temos Galileu Galilei com sua famosa historia, em que ele ousou ser diferente, ele ousou a pensar sobre a verdade soberana da Igreja, formulando assim um novo pensamento que é aceito até hoje.

Devemos acordar é por em pratica esse dom que nos foi dado, dom esse que está ausente nas pedras e arvores e presente apenas em lampejos nos animais, sendo assim eles não podem ver o outro lado maravilhoso da vida o pensar. Nos meus pensamentos descobri uma coisa, sábio é aquele homem que sabe administrar com destreza a arte do questionar, pois não se pode formular uma pergunta sem ter o conhecimento ao seu lado.

O PENSAMENTO

Todos somos obrigados a pensar melhor porque a vida, com as suas dificuldades, coloca-nos, muitas vezes, num beco sem saída. Aí não temos escolha, a não ser debruçar o pensamento sobre nós mesmos.

Numa frase dita por Sérgio Biagi Gregório ele diz o seguinte: “é pensando que aprendemos a pensar”, frase que mostra a rotina oposta de nós seres humanos, pois preferimos aquilo que diverte e nos emociona ao invés de nos aprofundarmos naquilo que estamos pensando.

A PERGUNTA

Parte de grande importância, se não a de maior, para o bom pensar, já disse Sérgio Biagi Gregório “Perguntar e uma arte”, concordo plenamente com ele, pois muitos possuem na ‘ponta da língua’ as respostas para as mais variadas perguntas, mas muitos dos mesmos não possuem o dom de questionar. Não estou dizendo que as respostas não tenham sua importância, já que para se questionar primeiramente deve se ter conhecimento sobre algo do que se há de questionar, mas para mim o que move o mundo não são as respostas mas sim as perguntas.

A RESPOSTA

Também tem seu lado de arte, pois muitas vezes as respostas não atendem completamente uma pergunta, fazendo assim que reflitamos sobre o porquê dessa falta de conteúdo.

CONCLUSÃO

As perguntas e as respostas têm suas devidas importâncias e são dependentes uma das outras, pois o que dará o impulso as perguntas se não forem as respostas? E as perguntas ficaram sem respostas? O ato de pensar em questões como essas leva-nos a praticar o nosso ser racional que está escondido no nosso consciente, afinal de contas somos considerados animais racionais,e é justamente o raciocínio que nos diferencia dos demais animais.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010