Páginas

Protozoários

domingo, 23 de agosto de 2009

Protozoários são os primeiros seres parasitas a serem estudados naTrypanossoma matéria de Parasitologia Humana, deve-se ter um bom conhecimento base sobre esse grupo de seres vivos, por isso, fiz um pequeno texto com explicações básicas sobre os Protozoários.


Primeiramente quero deixar claro que é considerado protozoário todos os organismos que englobam o reino protista, eucariotas constituídos por uma única célula.


O sub-reino Protozoa é de suma importância para os estudos dos parasitos que assolam o homem, constituído por 60.000 espécies, onde 10.000 são parasitas, esse sub-reino é dividido em 7 filos: Sarcomastigophora, Apicomplexa, Ciliophora, Microspora, Labyrinthomopha, Ascitospora e Myxospora, dos quais apenas os quatro primeiros são de interesse parasitologico.


Os protozoários possuem vários meios de locomoção, reprodução e alimentação. Possuindo várias organelas , cada uma com sua função, eles podem apresentar mais de um núcleo. A seguir temos uma breve explicação dos 4 principais componentes:


1. Núcleo: Bem definido. Os ciliados possuem 2 núcleos, o macronúcleo (Vegetativo-Relacionado com a síntese de DNA e RNA) e o micronúcleo (Envolvido na reprodução sexual ou assexuada).


2. Cinetoplasto: Espécie de mitocôndria rica em DNA.


3. Axonema: Eixo do flagelo (Mecanismo usado na locomoção)


4. Citóstoma: Permite a ingestão de partículas.


Cada organela é mais ou menos semelhante nas várias espécies, entretanto, ocorrem pequenas diferenças que podem ser observadas ao microscópio óptico ou unicamente ao microscópio eletrônico.


Cisto de balantidium ColiQuanto à morfologia, os protozoários apresentam grandes variações, podendo ser esféricos , ovais ou mesmo alongados. Alguns possuem revestimento de cílios, outros flagelos, e existe ainda os que não possuem nenhuma organela locomotora especializada. Dependendo da espécie de protozoário ela poderá ter fazes bem definidas, sendo classificadas de uma forma geral em:


1. Trofozoíto: Forma ativa (Vegetativa) do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz.


2. Cisto e oocisto: São formas de resistência, também chamada de forma inerte, característica quando o protozoário se encontra em meio impróprio ou em fase de latência.


3. Gameta: característica do Filo Apicomplexa. Onde existe dois tipos de gametas, Microgameta (Masculino) e Macrogameta (Feminino).


O Sub-Reino Protozoa ainda possuem aspectos biológicos característicos desse sub-reino, são eles:


Reprodução

Assexuada

Sexuada

Divisão Binária Conjugação: União de dois indivíduos com troca de matéria celular
Brotamento Singomia: União de microgametas no filo Apicomplexa

Endogenia: Formação de duas ou mais células-filhas por brotamento interno



Excressão


Ocorre com difusão através da membrana ou pela expulsão através dos vacúolos.


Respiração


Eles estão presentes tanto no meio aeróbico como no meio anaeróbio.


Esse foi um pequeno resumo sobre Protozoários até a próxima postagem.


Referencia: David Neves 11ª Edição

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010