Páginas

Origem do Parasitismo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Parasitologia Humana, matéria que faz parte da grade do curso de Giardia Lambiaenfermagem, tem como objetivo o estudo dos parasitos que encontram no homem um organismo para proteção e obtenção de alimentos, mas muitos dos discentes dessa matéria a concluem sem saber como se deu origem o parasitismo de modo geral. Nessa postagem irei esclarecer essa e outras duvidas sobre a origem do parasitismo.


Segundo David Neves o parasitismo começou a ocorrer quando em uma das evoluções um organismo se sentiu beneficiado, quer pela proteção, quer pela obtenção de alimento. Para uma melhor adaptação foram necessários milhões de anos, onde essas adaptações são classificadas em Morfológicas, fisiológicas e biológicas.


1.0 Adaptações Morfológicas: Caracteriza a perda ou desenvolvimento de órgãos em uma espécie, são divididas em; Hipertrofia e degeneração.


1.1 Hipertrofia: Desenvolvimento de órgãos para uma melhor resistência da espécie, como exemplo temos órgão sexuais mais produtivos e ventosas de fixação.


1.2 Degeneração: Perda de órgãos locomotores aparelho digestivo etc.. tornando a espécie mais dependente.


2.0 Adaptações Biológicas: Ganho de mecanismos biológicos que aumentam a resistência do parasito a agressões do meio, essas adaptações são divididas em vários grupos dentre eles os principais são; Capacidade reprodutiva, diversidade em métodos de reprodução, capacidade de resistência e tropismo.


2.1 Capacidade reprodutiva: Aumento da produção de cistos para uma maior chance de contaminação de um novo hospedeiro.


2.2 Diversidade em métodos de reprodução: Os parasitas desenvolveram várias formas de reprodução como, hermafroditismo, partogênese, poliembrionia, equizogonia, para contrabalancear as ações do meio onde ele habita.


2.3 Capacidade de resistência: Desenvolvimento de substâncias em sua camada externa como antiquinase que neutraliza a ação dos sucos digestivos sobre os helmintos.


2.4 Tropismo: os diversos tipos de tropismo são capazes de facilitar a propagação, reprodução ou sobrevivência de determinada espécie de parasito. Os tropismos principais são: Geotropismo(Abrigar-se na terra- diz-se neste caso que é positivo, e abrigar-se acima da superfície da terra-diz-se neste caso que é geotropismo negativo), termotropismo, quimiotropismo, heliotropismo.

3 comentários

Juliana disse...

Olá, adorei seu texto, muito completo e iré me ajudar na prova de hj... obrigado me exclareceu muita coisa...
Parabéns,,,

Lucas Queiroz disse...

Juliana, sucesso na prova.

Obrigado.

Karolzinha disse...

Vaii me ajudar mto na provaa que eu vou fazer amanhaã
Valeuuu :D

Postar um comentário

Rafael Mafagafo já havia dito : A verdade é que eu acho legal o pessoal acessar o site e não deixar um recadinho… eh massa…
eh a mesma coisa que você cagar e não puxar a descarga… porque querendo ou não você usou aquilo, pode ser num momento de merda, mas usou certo? não custa deixar um recadinho falando… legal…

 
Enfermagem... A Arte do Cuidar | by TNB ©2010